quarta-feira, 12 de junho de 2013

Lêonidas - A Arte de Ser Ídolo

Com essa matéria sobre o Leônidas, continuamos nosso especial "A Arte de Ser Ídolo".

Se porventura Leônidas não é o maior jogador da história do São Paulo, é o maior responsável pelo fato do Tricolor ser um clube grande, como é hoje.

Considerado um dos maiores ídolos da história do futebol brasileiro, Leônidas da Silva deu inicio à sua carreira nas categorias de base do São Cristóvão do Rio.

Atuou no clube Peñarol do Uruguai em 1933. No ano seguinte jogou com a camisa do Vasco da Gama, onde conquistou o Campeonato Carioca de 1934.
Disputou duas Copas do Mundo, 1934 e 1938, inclusive nesta última foi artilheiro e considerado o melhor jogador do mundo.


Após fazer história no Botafogo e Flamengo, onde conseguiu vencer o preconceito do clube que até então não tinha passagem de jogadores negros pelo time, Leônidas da Silva foi defender a camisa do São Paulo Futebol Clube.


O São Paulo o comprou no Flamengo, na transação mais cara do futebol sul-americano até então, no valor de 200 mil. Por ter passado um período em baixa, naquela época, corintianos e palmeirenses falavam que o São Paulo tinha comprado um bonde por 200 contos. Sua contratação, entretanto, pode ser considerada marco da consolidação do SPFC como time grande. Com Leônidas como estrela maior, o time ganhou cinco campeonatos paulistas em 7 anos.

E foi em meados da década de 40, no São Paulo, que Leônidas marcou sua carreira, e consagrou-se como um dos maiores jogadores da história do clube paulista.

Em 1951, após encerrar a carreira de jogador, Leônidas continuou no clube mais um ano, como auxiliar-técnico e depois técnico da equipe principal. Logo após passou a atuar como comentarista esportivo para várias rádios e, em 1974, cobriu sua última Copa do Mundo, quando recebeu o diagnóstico da Doença de Alzheimer. Foi comprometido progressivamente pelos sintomas da doença, e durante trinta anos viveu em uma casa para tratamento de idosos em São Paulo. Ele morreu em 2004, aos 90 anos de idade.

Apesar de haver controvérsias acerca do fato de Leônidas ter inventado ou somente aperfeiçoado a “bicicleta”, essa jogada o consagrou e é um dos grandes referenciais que ele deixou como legado de sua vida brilhante como jogador. Ele realizou a plástica jogada pela primeira vez em 24 de abril de 1932. Em sua permanência no São Paulo realizou a jogada apenas duas vezes, contra o Palmeiras em 14 de junho 1942, e contra o Juventus em 13 de novembro de 1948 na vitória por 8 x 0 do time. 

Conhecido como “Homem Borracha” por sua elasticidade em campo e “Diamante Negro” por sua habilidade em “lapidar” a bola dentro de campo, Leônidas imortalizou-se pela sua capacidade de criar grandes jogadas, como a “bicicleta”, e sua participação em campo, que tornavam a partida verdadeiros espetáculos a serem vistos pelos torcedores.

Jogos disputados pelo São Paulo: 211.
Estréia: 24/05/1942.
Último jogo: 03/12/ 1950.
Gols marcados pelo São Paulo: 144.
Nascimento: 06/09/1913. Rio de Janeiro.
Títulos conquistados no SPFC: Campeão Paulista de 1943, 45, 46, 48 e 49.

Nenhum comentário:

Postar um comentário